quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Apocalipse : misterio ou revelaçao ?


Em uma viajem da faculdade do maranhão a Nova Zelândia, no ano passado acidentalmente minha companheira no avião era uma senhora de aproximadamente 60 anos. Ela olhava pela janela e enxugava dissimuladamente as lagrimas que rolavam pelo rosto. Quando pessoas choram é porque não estão conseguindo administrar os vulcão de sentimentos que perturbam o coração (aprendi isso hoje, após uma discussão com alguém que eu considero muito especial ) e, as vezes ,o melhor que podemos fazer é respeitar a dor intima do ser humano. 
  Minutos depois quando o avião já estava no ar, ela parecia mais calma. De repente, olhou e sorriu levemente:
   _Estar tudo bem?  _Perguntei.
 Quase automaticamente, a senhora mexeu a cabeça e disse:
 _Não, não estar nada bem. Estar tudo errado.
 Depois contou-me o motivo da viajem. Havia pouco mais de um mês que havia perdido o marido e, algum tempo depois recebera a trágica noticia de morte do filho.
_Nunca fiz mal a ninguém _disse chorando baixinho._   Vou a missa todos os domingos. Cumpro meus deveres de crista. Ajudo gente necessitada. Por que então, Deus permite tanta dor na minha vida?
  Tentei confortá-la falando do amor de Jesus e li para ela um verso do apocalipse.
  Seus olhos se iluminaram, de repente.
_Isso estar no apocalipse?_Perguntou ansiosa.
 Quando respondi que sim, ela acrescentou :
_Eu sempre tive medo de ler o apocalipse porque pensei que ele só anunciava tragédias.
Apocalipse revelaçao divina

  Se você perguntar para as pessoas, verá que a maioria delas como aquela senhora, relaciona o apocalipse com tragédias, destruição, pragas, fim do mundo e mistérios incompreensíveis.
 Mas o que diz o próprio livro? Qual é a frase inicial? Veja:
’revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer.’’
  O livro de apocalipse é uma revelação. Não tem nada a ver com coisas ocultas e misteriosas. Através dele, Deus estar querendo revelar algo muito importante para os seres humanos. Algo que ‘’brevemente deve acontecer.’’Algo de conseqüências eternas para os indivíduos,as famílias e as nações. Ninguém pode aproximar-se do próximo do próximo milênio,sem saber o que trás este século. O que existe por trás do panorama sombrio? Criou Deus o ser humano e abandonou ao seu triste destino? Continuará a morte nos trazendo dor e tirando –nos os seres mais queridos? O livro do apocalipse é a resposta divina para o homem confuso e desorientado deste século.
  Mas como entendermos sem sermos vitimas do fanatismo simplório ou de complicações teológicas? Se o livro contem uma mensagem tão importante,teria Deus limitado sua interpretação a um pequeno grupo de privilegiados?
  Qual é a mensagem do apocalipse pra você hoje? O que Deus estar querendo comunicar?
Contexto historico do livro da revelaçao

  Para entender esse livro é preciso conhecer o contexto histórico.Quem escreveu? Por que,como e para quem foi escrito primeiramente? Qual era o quadro político,e social e cultural do mundo,na época em que o livro foi escrito? Não se pode realizar um estudo serio do apocalipse sem conhecer esses detalhes.
  Todos os estudiosos da bíblia aceitam João – o discípulo de Jesus – como o autor do apocalipse. Na época que o livro foi escrito, João era o único dos discípulos ainda vivo. Ele era tão conhecido nas igrejas cristãos da época que não precisava assinar mais do que João , servo de Jesus cristo. Entre João e Jesus existia uma bonita historia de amor, fé e companheirismo que nos ajudará a entender melhor o livro da revelação.
 Quando João foi chamado por Jesus, era apenas um humilde pescador . Impetuoso e egoísta, João possuía uma personalidade rude e violenta. As pessoas o conheciam como o ‘’filho do trovão’’. Aquele caráter tinha lhe criado muitos problemas na vida.Por isso João não era feliz. Lutava para mudar,mais não conseguia . Até que conheceu Jesus e descobriu o segredo da vitoria .
  Ninguem pode viver ao lado de Jesus e continuar sendo a mesma pessoa. No convívio diário com Jesus,o caráter do mestre vai se reproduzindo na vida do ser humano. Foi isso o que aconteceu com João. Buscou a Jesus em cada momento de sua vida . Saiu da rotina de uma relacionamento circunstancial.Quebrou a monotomia de ser apenas discípulo do mestre, e foi o único que encostou a cabeça no peito de Jesus.
  Mas a presença física da pessoa de Jesus entre seus discípulos não seria para sempre. Um dia uma multidão o prendeu. Levaram-no ao topo da montanha e O pregaram numa cruz. Todos o abandonaram. Os discipulos mais intrépidos como Pedro ,fugiram para salvar a vida. Sabe quem foi o único que ficou perto de Jesus até o ultimo momento? João,o discípulo que tinha aprendido por  experiência própria que,sem Jesus será impossível viver.
  A bíblia  relata que, mais tarde,Jesus ressuscitou e se apresentou aos discípulos . Imagine só a alegria de João a ver de novo seu grande mestre. Mais imagine também a tristeza quando Jesus anunciou a sua partida. Ele os deixaria. Tinha-o dito muitas vezes ao longo dos três anos de convivência com eles.’’ Não se turbe o vosso coração crede em Deus e também em mim,na casa de meu pai há muitas moradas,se assim não fora eu vo-lo teria dito.Pois vou preparar-vos lugar...e virei outra vez e vos receberei para mim mesmo,para que onde eu esteja estejais vós também.’’
  Finalmente chegara a hora de parti. A bíblia narra o episodio assim: ‘’Ditas essas palavras ,foi Jesus elevado as alturas,a vista deles e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.’’
 E agora ? o que fazer? Aonde ir sem o mestre? O discipulos lembraram-se ainda das ultimas palavras de Jesus: ‘’mais recebereis poder ao descer sobre vós o espírito santo,e sereis minhas testemunhas,tanto em Belém,como em toda Judéia e samaria e até aos confins da terra.’’
 E foi exatamente isso o que fizeram. Depois do pentencostes, os primeiros cristãos se espalharam pelos quatro cantos do mundo ,conhecido daquela época pregando o evangelho de Jesus . O que animava era a promessa ‘’virei outra vez.’’
 Mais o tempo foi passando e Jesus não  voltava.Vinte ,cinqüenta ,sessenta anos e Jesus não cumpriu a promessa.Pelo contrario o povo de Deus estava sendo perseguido terrivelmente. Ms perseguido porque? Vejamos.
Adorando o imperador

  O  império romano dominava o mundo político daquele tempo e,de repente , o culto ao imperador tornou-se a religião oficial.Todo mundo devia adora-lo.
  A razão desse culto era simples:o império romano era formado por um quadro heterogenio de pessoas . Diferentes países ,culturas locais,raças e linguas . O que fazer para conservar a unidade dentro de tanta diversidade?A historia da humanidade prova que não existe melhor fator de homogeneidade do que uma religião comum a todos. Mais nenhuma religião ou deus local poderia ser aceito pelos outros facilmente. Havia, porem ,uma figura conhecida e respeitada no mundo político: o imperador romano.Sua autoridade transcendia fronteiras,culturas e religiões locais.Por que não tornar o imperador uma forma de divindade? Portanto ,negar-se ao imperador ,não era um ato de irreligiosidade, mais um ato de rebeldia e subversão política. Se alguém se negasse a queimar incenso diante do busto do imperador,não era considerado apenas um ateu;era tido como rebelde, desleal e subversivo.
 Os cristãos conservavam um principio  : ‘’Ao senhor teu Deus adoraras e só a ele servirás.’’ Como poderiam adorar  um ser humano que se atribuía a prerrogativas de Deus?Foi por causa dessa atitude ,que os cristãos começaram a ser perseguidos e assassinados aos milhares.
 Dentre todos os imperadores , Domiciano pode ser considerado um dos mais perversos e cruéis . Domiciano procurou estabelecer um gonverno absoluto Promoveu sua ‘’divindade’’ através de holocaustos públicos. Os cristãos eram queimados como tochas vivas ou destroçados por feras famintas nos circos romanos.
Exilio em Patmos

  O apocalipse foi escrito justamente ,para alimentar a fé dos filhos de Deus.Para explicar-lhes  o O próprio João foi levado a Roma para ser julgado por causa de sua fé.Ali , o antigo ‘’filho do trovão’’,transformado pela graça de cristo em ‘’discipulo do amor’’,defendeu sua fé e deus testemunho de seu amor por cristo. Seus argumentos foram contundentes e convincentes.O imperador Domiciano ,cheio de ira ,mandou que jogassem o discípulo num caldeirão de óleo fervente, mas o senhor Jesus preservou a vida de seu  servo.
  Mais tarde por decreto do imperador ,João foi enviado a ilha de Pat mos – um território rochoso  , no arquipélago grego, perto do litoral da atual Turquia .Para ali os criminosos eram enviados a fim de morrerem trabalhando como bestas.
  Foi lá, naquela ilha solitária, por volta do ano 95-96 de nossa era,que tudo aconteceu.Joao foi tomado em visão e levado as cortes celestiais. De lá pode ver o desenrolar da historia .’’as coisas que são,e as que hão de acontecer’’Deus deu a joao a mensagem do apocalipse porque seu povo precisou entender o que estava se passando.
Vivendo na encruzilhada

  Porque dava a impressão de que Jesus tinha esquecido de seus servos? Onde estava a promessa de que viria outra vez? Por que a injustiça prevaleceria sobre a justiça? Porque os maus prosperavam enquanto aqueles que tentavam ser fieis a Deus eram perseguidos e mortos?O que os cristãos podiam fazer?que esperança podiam ter?já se havia passado quase cem anos e cristo ainda não tinha voltado =/ ...Nao havia entre eles sábios ou poderosos.Como conseguiriam enfrentar o poderio de Roma,a quem ninguém ousaria resistir?Por isso viviam numa encruzilhada  Cesar ou Cristo .
porque da aparente tardança e para mostrar-lhes o desenrolar da historia desde aqueles dias até o fim.
 Nada do que acontece hoje deixou de ser revelado. As guerras as explorações sociais e econômicas, os problemas ecológicos ,as tragédias no mar ,na terra no ar. Tudo foi revelado.Tudo tem uma razão de ser ; Tudo tem uma explicação.Tudo é conseqüência de um conflito cósmico que teve inicio muito tempo atrás , num longínquo e distante universo celeste.

Um misterio aparente

   Mais se Deus queria explicar isso aos seus filhos ,porque tantas figuras e simbolismos?Ao ler o apocalipse você vai se deparar com cordeiros monstros ,chifres,bestas,selos,trombetas,pragas cavalos de varias cores,seres estranhos com rosto de boi,de leão ,enfim , são três mil símbolos e figuras. Mas, se apocalipse é uma revelação importante para os seres humanos , se tem que ver com verdades eternas e , também ,com a morte ou a vida do homem,porque tanto mistério aparente? Nao podia Deus ter dado sua mensagem de uma maneira mais clara?Podia sim. Mas lembre-se de que,quando João escreveu o apocalipse ,a igreja cristã estava sendo perseguida ,pelo poder político de Roma. A mensagem do livro apresentava a queda do império romano.Voce já pensou no que aconteceria com a igreja se os impérios romanos pudessem entender o conteúdo da revelação ?
  Você também verá que o apocalipse fala do anticristo  e de como as forças ocultas do mal tentarão,ao longo da historia destruir a palavra de Deus.Já imaginou o que aconteceria se todas as pessoas comprometidas com o anticristo pudessem entender ?
  Apesar de tudo,porem ,os símbolos não constituem uma linguagem para sábios e filósofos.Diferentemente das idéias abstratas ,que só conseguem ser compreendidas por uma elite intelectual,os símbolos apocalípticos constituem uma linguagem acessível a todos os cultos e iletrados, adultos ou crianças  ricos ou pobres.
O conflito cosmico e voce
   
  O livro do apocalipse é a revelação urgente de algo extraordinário que você precisa saber,é algo que envolve vida ou morte salvação ou perdição.É uma luta de conseqüências eternas.É a batalha para conquistar a mente e o coração do ser humano .Esse conflito envolve não somente os homens,mais também as forças da natureza.Só que como conflito ,ele está chegando a sua etapa final e é urgente que o ser humano conheça a verdade revelada para essa hora. 
  Bem espero que tenham gostado do meu post,pode deixar sua opinião,independentemente de ser contra ou a favor das minhas palavras,independentemente de sua crença ou religião,este local estar aberto a opiniões e a sua seja qual for será respeitada.A paz do senhor aos amados leitores.
By: Mari Siqueira ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário